Estrutura Bella Vita

Uma vida saudável na terceira idade com uma alimentação equilibrada

 

Envelhecer com qualidade de vida é uma união de muitas atitudes positivas, entre elas a alimentação saudável, a qual deve ser mantida em todas as etapas da vida, não sendo diferente na terceira idade. A alimentação para os idosos deve ser preenchida com um cardápio variado, rico em proteínas, vitaminas, carboidratos bons, frutas e verduras. 

 

Com o passar dos anos, o corpo humano inicia um desgaste natural, com os ossos enfraquecendo, as células perdem forças, sendo assim, necessário um cardápio alimentar saudável para assegurar o fortalecimento do corpo. 

 

Alguns nutrientes são essenciais para manter esse fortalecimento, como cálcio, vitamina D, fibras, proteínas, vitamina B12 e zinco. As fibras podem ser encontradas em vegetais, frutas, legumes e produtos integrais. Já o cálcio está presente em alimentos como leite, queijo branco, iogurte e vegetais de cor verde-escura, como a couve e o brócolis.

 

Os alimentos que contêm em sua base ingredientes como açúcar refinado e  farinha branca devem ser evitados, pois dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo, causando assim, a  formação de doenças-degenerativas como prisão de ventre, obesidade e doenças cardíacas. 

 

Uma boa dica para a alimentação na terceira idade é que os alimentos devem ser cozidos, preferencialmente, no vapor e preparados de forma que a mastigação seja facilitada. 

 

Confira algumas dicas de alimentos indicados para os idosos e que auxiliam na qualidade de vida:

 

• Vegetais, frutas e cereais integrais: são uma boa fonte de fibra, útil para a constipação, doenças cardiovasculares e diabetes.

• Leite e seus derivados: têm cálcio e vitamina D, que fortalecem ossos e articulações, bem como proteínas, potássio e vitamina B12.

• Carnes, frangos e peixe: boas fontes de proteínas, ferro e zinco, ovos também são boas opções.

• Pão: enriquecidos com fibras, cereais, evitando o pão de farinha branca, no café da manhã e lanches.

• Leguminosas: como feijão e lentilhas, possuem um alto teor de fibras sem colesterol e são ricos em proteínas.

• Água: de 6 a 8 copos por dia, seja em forma de sopa, suco ou chás. Deve-se beber mesmo sem sentir sede.

 

Outras dicas valiosas agregam-se, com se alimentar de  três em três horas;  adicionar temperos diferentes à comida para variar o paladar, e contar com o auxlio de uma pessoa para a alimentação.

 

 

Informações: Giovanna Berardi Miranda

NUTRICIONISTA CRN/SC 2451