Estrutura Bella Vita

SUICÍDIO EM IDOSOS - SETEMBRO AMARELO - Mês da prevenção ao suicídio

 

Cerca de 1.200 pessoas com 60 anos ou mais morrem a cada ano em decorrência de suicídio no Brasil. Por isso a campanha Setembro Amarelo foi criada, como um sinal de atenção contra esse mal que vem assolando a sociedade.

Cada suicídio é uma tragédia que afeta famílias, comunidades e países inteiros, com efeitos duradouros sobre as pessoas deixadas para trás.

Precisamos sair da zona de conforto e encarar a triste realidade de que a próxima vítima pode ser alguém que faça parte da nossa vida.

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, de acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Especialistas da área indicam que o próprio processo de envelhecimento pode acentuar sentimentos de solidão, isolamento e inutilidade.

A psicóloga Claudia Weyne Cruz, explica que os idosos manifestam a intenção suicida, de forma indireta, por meio de verbalizações como: “estão todos bem e não precisam mais de mim”; “não quero incomodar ninguém, já vivi demais”; “meu último compromisso era ver meu filho encaminhado”, “estou cansado de viver”.

 A comunicação verbal pode estar acompanhada de mudanças repentinas de comportamento, como desinteresse por atividades antes consideradas prazerosas, descuido com a alimentação, medicamentos e aparência, desejo súbito de distribuir pertences, bens, patrimônio e herança.

Esses sinais muitas vezes são uma forma de despedida silenciosa da vida e não devem ser negligenciados.

Ouvir o idoso e entender o que ele gosta de fazer é essencial para encontrar aquilo que pode ocupar o seu dia e a sua mente de maneira positiva.

Para prevenir o suicídio na terceira idade é importante deixar o idoso ativo, em convívio com amigos, parentes e demais membros da sociedade.

Vale a pena estimular os momentos de lazer, as atividades em grupo e a participação em eventos.

 

            Pensando não somente na saúde física do idoso, mas na saúde mental e psicológica, o Residencial Geriátrico Bela Vita oferece através de profissionais capacitados, atividades individuais e em grupo para que a interação e amizade preencham o espaço antes vazio.

 

Fonte: https://www.cvv.org.br/blog/suicidio-de-idosos-um-alerta-a-sociedade/

Fonte: Revista Ciência & Saúde Coletiva, volume 17, nº 8, agosto de 2012

 

 

 

Karina A. Hinkel

Gerente de Enfermagem Bella Vita

23/09/2021.