Estrutura Bella Vita

Quebrando Tabus: A importância dos Exames Preventivos na Terceira Idade

    Estamos no famoso Outubro Rosa! A campanha mobiliza a sociedade e tem como objetivo conscientizar as mulheres da importância da prevenção e da busca imediata de diagnóstico precoce ao tratamento do Câncer de Mama e, recentemente, incluíram na campanha os mesmos cuidados com o Câncer de Colo do Útero.

    Segundo estatística realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Mama é o primeiro mais frequente na população feminina brasileira e em primeiro no caso de óbitos. Em terceiro na pesquisa está o Câncer de Colo do Útero, onde encontra-se em quarto no caso de óbitos. (INCA, 2020)

    Esses índices preocupam. Infelizmente ainda existe na sociedade o tabu em relação aos exames preventivos femininos.

    Em pleno século 21 ainda escutamos relatos de mulheres que dizem nunca terem ido ao médico Ginecologista, a vergonha, o constrangimento pela exposição da intimidade, além dos valores culturais são motivos que impedem muitas mulheres a terem um diagnóstico importante que decidira uma vida saudável.

    Outro tópico que é importantíssimo levantar, além de polêmico é da sexualidade da terceira idade. As DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis também atingem idosos e muitos, por vergonha, não buscam diagnóstico médico e muito menos tratamento. Doenças como a Aids também estão atingido, e muito, essa faixa etária. A disponibilidade fácil de medicamentos para disfunção erétil desperta o aumento do ato sexual dos idosos. O preservativo, a famosa camisinha, continua sendo o método mais eficaz e de fácil acesso (o SUS faz a distribuição nos postos de saúde) para as doenças sexualmente transmissíveis.

    A realização dos exames preventivos é de extrema importância. A Mamografia, para prevenção do câncer de mama; Papanicolau, Colposcopia, para prevenção do câncer de colo do útero; Colonoscopia, para prevenção do câncer coloretal; além de exames laboratoriais de sangue para avaliação de dosagem hormonal, hepatite e até mesmo o próprio HIV.

    Algumas mudanças no cotidiano são benéficas para a saúde do idoso. Os cuidados com alimentação, priorizando o consumo de alimentos naturais; incluir atividades físicas prazeirosas onde irá contribuir com a melhora da autoestima e bem estar físico e mental, além de contribuir com a socialização.

    A dica é: Quebre Tabus! A Prevenção continua sendo o melhor caminho para complementar a qualidade de vida.

 

Referencias Bibliográficas:

https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer

 

https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9126-tabuas-completas-de-mortalidade.html?=&t=resultados

 

Ana Andrea dos Anjos

Gerente Administrativa 

 18/10/2021