Estrutura Bella Vita

Prática de Exercícios Cardiorrespiratórios para as Pessoas Idosas

 

    O envelhecimento ocasiona um declínio progressivo em todos os processos fisiológicos do organismo, levando a transformações degradantes não apenas ao físico, mas ao psicológico também e com isso reduzindo o interesse pelo convívio social e à pratica de atividade físicas que seriam importantes para diminuir e/ou retardar alterações morfofuncionais e doenças crônicas. Uma boa capacidade cardiorrespiratória proporciona ao idoso uma vida mais independente e saudável.

      Com o aumento da idade ocorre alterações nas estruturas cardíacas e respiratórias, além de rigidez da caixa torácica e fraqueza da musculatura respiratória levando à redução da capacidade ventilatória e com isso uma insuficiência da troca gasosa entre gás carbônico e oxigênio repercutindo de forma negativa na capacidade do idoso para a prática de exercícios físicos e assim levando a perda da capacidade funcional e aumento de riscos para o surgimento de doenças crônica degenerativas como diabetes, hipertensão arterial, problemas respiratórios e  cardíacos, dentre outros.

      São indicados para a melhora da capacidade cardiopulmonar exercícios aeróbicos dinâmicos de baixo impacto nas estruturas osteomioarticulares que envolvam grandes grupos musculares como hidroginástica, bicicleta ergométrica, dança, ginástica aeróbica e caminhada, além disso, proporcionam melhora da mobilidade, amplitude de articular, flexibilidade, coordenação motora, fortalecimento global e outras capacidades funcionais.

        A prática de atividade física regular promove a todas as pessoas, mas sobretudo aos idosos: melhora da circulação periférica, aumento da massa muscular, melhora da capacidade cardiopulmonar, melhor controle da glicemia e da pressão arterial, melhora do equilíbrio e da marcha, redução do peso corporal, maior independência, melhora na autoestima e principalmente uma melhora considerável da qualidade de vida. Portanto qualquer atividade sendo aeróbica ou não, mas que promova movimentos é recomendada visto que só trazem benefícios para uma vida longa e saudável. 

 

Fonte:

https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.7_nr.1/1.10.pdf

https://fisiosale.com.br/assets/benef%C3%ADcios-do-exerc%C3%ADcio-aer%C3%B3bico-no-sistema-cardiorrespirat%C3%B3rio-do-idoso-uma-abordagem-fisioterap%C3%AAutica.pdf

 

 

 

Nilton Felipe Cruz

Fisioterapeuta