Estrutura Bella Vita

Os Benefícios das Atividades Físicas e Cognitivas em Grupo, para a Terceira Idade

 

No Brasil, em termos demográficos, há um crescimento da população idosa em relação aos demais grupos etários. Em virtude do aumento da expectativa de vida, desencadeiam-se novas preocupações em torno do processo conhecido como envelhecimento populacional. Esse crescimento evidencia novos desafios em relação à saúde, à moradia, à renda e às políticas públicas no envelhecer.

    

Com o envelhecimento, o organismo do ser humano passa por modificações funcionais e estruturais que reduzem a vitalidade. Dessa forma o envelhecimento pode ser percebido de forma negativa pelo indivíduo, prejudicando sua independência, autonomia e autoimagem. No entanto, a prática de atividade física orientada pode beneficiar sua vida nos aspectos físicos, sociais e psicológicos.

    

Segundo a Organização Mundial de Saúde os exercícios físicos podem propiciar benefícios à diminuição das doenças crônicas degenerativas que, atualmente, acometem os idosos, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doenças respiratórias crônicas, diabetes, deterioração visual e auditiva. Nesse sentido a atividade física como coadjuvante na melhoria da qualidade de vida, deve ser ressaltada a importância de se considerar as limitações do indivíduo e a valorização do seu potencial nas atividades propostas. Dessa forma, é de grande importância a realização de atividades físicas adaptadas para os idosos, respeitando sempre sua individualidade e seus limites.

    

Os exercícios físicos também contribuem para um envelhecimento cognitivo saudável assim como outros fatores relacionados ao estilo de vida, o engajamento em atividades sociais e atividades intelectualmente estimulantes. Além do trabalho em grupo com idosos, que é importante que haja atividades que estimulem a interação entre eles. 

   

O trabalho das habilidades cognitivas compõe um dos fatores associados à saúde e a qualidade de vida no envelhecimento, resultando no bom desempenho físico e social. O funcionamento cognitivo saudável inclui domínios como linguagem, memória, funções executivas, atenção, percepção e a capacidade de manter objetivos na vida. Portanto podemos pensar que a saúde cognitiva se refere à capacidade de manter as habilidades cognitivas, funcionais e a rede de contatos sociais ativos.

 

Elaine Helena dos Santos

COORDENADORA DE ATIVIDADES FÍSICAS E COGNITIVAS DO BELLA VITA - CREF: 02230-G/SC