Estrutura Bella Vita

Os Benefícios da Musculação na Terceira Idade

        Nessa postagem citamos que a ciência reforça a importância da atividade física, e da eficiência do treino resistido em idosos. Segundo a literatura onde buscamos dados e abordagens sobre os benefícios da musculação na terceira idade, existem muitas pesquisas onde demonstram que os idosos que praticam musculação (Treino Resistido), tem mais independência e passam a exercer suas tarefas corriqueiras, como: agachar, caminhar, levantar da cadeira, com mais segurança evitando acidentes.

        O Exercício resistido é o treinamento contra resistência, geralmente realizado com a utilização de pesos livres, elásticos ou qualquer equipamento que crie resistência e tem como benefícios: o desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, diminuição de gordura corporal, e aumento de massa magra.

     Estudos mostram que o processo de envelhecimento é caracterizado por diversas transformações progressivas e irreversíveis que envolvem fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais. É certo que este processo, em virtude de diversos fatores, acontece de forma diferenciada nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, mas o fato é que, chegar à velhice, deixou de ser privilégio de poucos, para se tornar uma realidade em diferentes países (VERAS, 2009).

        Existem muitas formas de entender o aumento da população idosa. Desde as teorias que citam fenômenos de modo isolado, bem como aquelas mais unificadoras. As melhorias das estruturas dos sistemas de saúde, aliadas aos incrementos das infra - estruturas de saneamento e habitação e às mudanças sociais nas áreas de educação, percepção e comportamento, ligados às áreas de saúde, tiveram papéis fundamentais na maior longevidade (MURRAY; CHEN, 1993).

      O exercício físico na terceira idade é fundamental para a prevenção de doenças além de proporcionar a melhora na qualidade de vida e nos elementos psicomotores tanto a nível cognitivo, motor e afetivo (CIVINSKI; MONTIBELLER; BRAZ, 2011). Entretanto, a musculação ou qualquer outra atividade de força envolvendo pessoa idosa precisa ser acompanhada por uma pessoa que tenha um profundo conhecimento de todas as alterações fisiológicas associadas à idade, devem-se considerar os riscos desse tipo de atividade. Exames médicos são necessários para dar mais segurança (COELHO; NATALLI, 2013).

     A Intenção desse trabalho com os idosos é proporcionar qualidade de vida, onde possam retomar a independência no seu dia – dia, com mais segurança nas tarefas diárias como: calçar um sapato, caminhar até o banheiro, poder comer sozinho, assim diminuindo o risco de quedas.

 

 

JOSUÉ MAKOWIECKY DA SILVA

ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO - 7ª FASE