Estrutura Bella Vita

O REGRESSAR DAS VISITAÇÕES DE FORMA CONSCIENTE

 

     

     As ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) são locais onde encontram-se o grupo considerado de maior risco nesta pandemia que vivenciamos: os Idosos. A necessidade que foi colocada por órgãos competentes, através de decretos, informando a suspensão da visitação nessas instituições abalou o emocional tanto dos idosos que, em muitos dos casos, a própria patologia não deixava com que eles compreendessem o novo “normal”, quanto dos familiares que ficavam apreensivos em querer ver seus entes e serem bloqueados por questão de prevenção da saúde de um coletivo.

        A pergunta que era frequente aos gestores: Quando irão voltar as visitações normais?

      A proposta oferecida para amenizar um pouco o coração de quem ficava “do lado de fora” e de quem estava dentro das instituições era a visitação a distância, através dos portões de entrada; ou através de ligações e vídeos chamadas, onde para muitos idosos essa tecnologia não supria a necessidade que tinham de ver seus filhos, netos, irmãos e tantos outros que preenchem a lacuna chamada saudade.

        Nossa Constituição e Estatuto do Idoso é claro ao relatar a importância do convívio familiar, sabendo que essa ação contribui com a qualidade de vida dos mesmos. Isso obrigou a se chegar ao denominador comum.

      Com o desenrolar da Pandemia, muitos debates, palestras,  aconteceram através de grupos e pessoas envolvidas com a área de gerontologia, profissionais de ILPIs, dentre outros, onde o foco era descobrir uma solução para amenizar essa questão das visitações.

      O questionamento polêmico estava sendo: Se restringir total a visitação o idoso será prevenido do COVID mas poderá ter evolução drásticas em relação a sua patologia por conta do abalo emocional que a situação está causando. A depressão e o estado de nostalgia profunda pode levar decline do estado de saúde de qualquer ser humano. A Emoção é um combustível essencial para o movimento da engrenagem chamada VIDA.

     A tão esperada vacina contra COVID19 chegou e os residentes de Instituições de Longa Permanência, juntamente com sua equipe, foram privilegiados com as doses. Com isso acendeu uma luz no fim do túnel para conseguirmos alguma solução para a questão tanto cobrada em relação ao retorno das visitações.

     O trabalho do retorno gradativo das visitações, liberado por decreto, seguindo protocolos essenciais e necessários para que conseguimos manter a segurança da saúde dos idosos institucionalizados que, por mais que estejam vacinados, esse vírus ainda não está instinto e tão pouco sabemos do mistério que ele carrega circulando em nosso cotidiano. A certeza que temos é que precisamos continuar com os cuidados, seguindo as recomendações repassadas  pelas equipes de profissionais envolvidos, grandiosos guerreiros, que protegem de forma constante cada um dos residentes.

     Sabemos que vivemos em um país que é do abraço, do carinho, do aperto de mão, do beijo, de comemorações com amigos e familiares; é o país da mais verdadeira troca de afeto. Como conseguimos mudar essa cultura de forma radical sem abalar o emocional das pessoas. Nesse caso precisamos buscar de forma coletiva a melhor solução para o retorno de cada gesto citado.

       Para esse regresso das visitações acontecer de forma perfeita precisamos da colaboração e remanejo das partes. A compreensão e bom senso é primordial para que possamos continuar de forma consciente e responsável pois estamos lidando com vidas.

        A emoção do momento deve ser controlada pois sabemos que cada um familiar e amigo ao ver o idoso na qual está sendo liberada a visitação, dentro dos protocolos recomendados, sentem automaticamente a vontade de abraçar e beijar, mas precisamos da colaboração dos visitantes com a equipe de apoio, para conter suas emoções e equilibrar os sentimentos, pois estamos falando de uma situação que envolve um coletivo. Empatia: essa é a palavra do momento.

      Precisamos respeitar e seguir as regras e orientações repassadas por órgãos fiscalizadores, por decretos, por estudos relacionados a prevenção para que em um futuro próximo podemos estar voltando a rotina comum de cada instituição.

 

Ana Andrea dos Anjos

Gerente Administrativa 

Bella Vita Residencial Geriátrico

23/05/2021.