Estrutura Bella Vita

JUNHO VIOLETA - Mês de Conscientização da Violência Contra Idosos

O mês de Junho foi escolhido para fazer com que a população veja o idoso como um cidadão igual a qualquer outro, tendo seus direitos, autonomia de ir e vir, de suas escolhas e desejos, de viver bem e com dignidade.

O Junho Violeta foi criado em 2006 pela ONU – Organização da Nações Unidas e pela INPES – Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa tendo como objetivo principal alertar a sociedade que a pessoa Idosa deve sempre ser respeitada e deve ser protegida e liberta das diversas formas de violência existentes.

Quando falamos de violência logo vem em mente a agressão física, que também é um tipo de violência, mas existem também a psicológica, que abala o estado emocional do idoso; a financeira ou material, que é a exploração imprópria e ilegal ou uso não autorizado dos recursos financeiros e/ou patrimoniais da pessoa idosa; a negligência, que consiste na falta de assistência e cuidados prestados pelos responsáveis do idoso, também conhecido como abandono. Essas são consideradas violências mais comuns contra idosos.

Segundo relatório da Ouvidoria de Direitos Humanos, partindo do Disque 100, Ligue 180 e aplicativos de Direitos Humanos, no primeiro semestre de 2021 foram registrados 39.333 denuncias de violência contra o idoso. (R7, 2022).

A Ouvidoria relatou que “em 6 meses, foram registradas 156.777 violações de Direitos Humanos: física, patrimonial, psíquica, de liberdade, entre outras. Em só uma denúncia, pode haver diferentes violações. A psíquica tem mais de 31 mil registros e a de integridade física, outros 30 mil”. (R7, 2022).

Percebemos constantemente que a população idosa está em aumento crescente e, infelizmente, estão introduzidas no meio de pessoas onde, grande parte não tem tato para lidar com essa fase tão importante da vida.

As pessoas estão cada vez mais impacientes, não se permitindo em ter momentos prazerosos com seus longevos, interessando-se em saber das suas verdadeiras necessidades e fazer o máximo para atendê-los.

Precisamos agir em várias frentes, a importância da existência de uma força governamental leal, para fazer valer os Direitos dos Idosos, promovendo a prática educativa no âmbito do envelhecimento, colocando em vigor o respeito da figura da pessoa idosa, bem como serviços e produtos que atendam as demandas desta população.

Vamos nos educar a pensar: Hoje são eles e amanhã poderá ser nós.

 

 

Fonte: https://noticias.r7.com/cidades/brasil-soma-mais-de-200-denuncias-de-violencia-contra-idosos-por-dia-28032022

 

Ana Andrea dos Anjos

Gerente Administrativa 

09/06/2021