Estrutura Bella Vita

Hidroginástica na terceira idade: conheça seus 7 maiores benefícios!

Com o avanço da idade o corpo humano sofre mudanças negativas, como a perda da musculatura, o declínio da densidade óssea, a redução da capacidade aeróbica, o equilíbrio é afetado e as funções orgânicas diminuem seu ritmo.


Porém, é possível desacelerar o processo de envelhecimento e degeneração orgânica com a alimentação correta, exercitando a mente e praticando atividades físicas adequadas. A hidroginástica na terceira idade é uma atividade muito indicada, porque ela traz diversos benefícios para o organismo e a pessoa sem gerar impactos negativos.


A hidroginástica é indicada para a terceira idade porque a água reduz o impacto dos exercícios e não oferece risco de queda para o idoso. Assim, ele se exercita e fortalece o corpo sem causar efeitos colaterais, como forçar as articulações, por exemplo.
Conheça os benefícios que a hidroginástica na terceira idade pode oferecer para seus praticantes:

1 – Condicionamento cardiovascular
Os movimentos dentro da piscina vão exigir que o coração trabalhe mais acelerado para enviar oxigênio a todas as partes do corpo, e isso estimula o sistema cardiovascular e libera o fluxo sanguíneo, fortalecendo o coração e as artérias.


2 – Ativação da circulação sanguínea
Ao estimular os batimentos cardíacos o sangue flui pelo organismo mais intensamente, o que libera os vasos sanguíneos e faz com que sistema circulatório trabalhe mais livremente. A água aquecida também contribui para vasodilatação e ajuda a amenizar as varizes.


3 – Fortalecimento do sistema respiratório
O coração vai bater mais rápido, o sangue vai fluir mais intensa e livremente e as células vão exigir oxigenação, assim, o sistema respiratório é estimulado, desintoxicado e os pulmões se fortalecem, o que resulta em mais fôlego para atividades do dia a dia.


4 – Fortalecimento da musculatura
A água exerce pressão sobre o corpo, e com isso, os movimentos exigem força muscular para vencer a resistência da água. Assim, a musculatura é fortalecida e tonificada durante as aulas, garantindo mais força e resistência para o idoso.


5 – Flexibilidade
O corpo também perde sua flexibilidade com o passar do tempo, e as pessoas na terceira idade podem ter os movimentos limitados em razão dessa perda. Ao movimentar o corpo, as articulações são trabalhadas, reduz-se as dores e o idoso gradativamente ganha movimentos mais amplos.


6 – Coordenação motora e equilíbrio
A falta de coordenação motora faz com que as pessoas idosas tenham dificuldade para exercer até mesmo tarefas simples do dia a dia, podendo se tornar dependentes da família. A falta de equilíbrio é um fator perigoso, que ocasiona quedas que podem ter resultados graves. A hidroginástica na terceira idade previne esses dois problemas e o idoso volta a dominar seus movimentos retomando o controle do seu próprio corpo.


7 – Manutenção da densidade óssea
A densidade óssea é afetada pela idade, e é por isso que os idosos tendem a sofrer fraturas, muitas vezes ocasionadas por situações que não apresentavam risco iminente. A hidroginástica ajuda a manter a densidade óssea prevenindo a osteoporose e reduzindo o risco de fraturas.


Além de tudo isso, a hidroginástica na terceira idade ainda ajuda na perda calórica, favorece a socialização do idoso, combate a ansiedade e a depressão porque ajuda na liberação da endorfina, substância orgânica que causa sensação de prazer e satisfação. Aliando essa atividade a uma reeducação alimentar, o idoso alcança não apenas saúde, mas também alegria, bem-estar e autoestima, melhorando a sua qualidade de vida.


Blog Academia Boa Forma