Estrutura Bella Vita

Equipe Multidisciplinar: uma abordagem de sucesso nas ILPIs

 

A saúde do ser humano vai além da prevenção das patologias, ela engloba o bem-estar físico, mental, social e espiritual, na qual precisa encontrar-se em harmonia para chegarmos a uma vida satisfatória e de qualidade. Estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relatam que entre 2010 e 2050 a população de idosos brasileiros vai triplicar, atingindo um número de mais de 66 milhões de cidadãos. Assim sendo o foco na qualidade de vida da terceira idade tende a ser um assunto de extrema dedicação e importância no decorrer dos anos.

 

Portanto, é possível chegar à conquista da qualidade de vida nessa fase, sendo cada vez mais duradoura, com o crescimento da expectativa de vida. Sendo assim, as ações que se deve colocar em prática nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) são fundamentais, modificando o pensamento de que a terceira idade é um momento de solidão, tristeza e doenças.

 

A medicina e os tratamentos vivenciam uma evolução constante, na qual foi observado com os estudos que a integralidade nos cuidados gera um diferencial visível na qualidade de vida da pessoa idosa.

Os métodos arcaicos unidirecional caíram por terra, com o surgimento da abordagem multidisciplinar na qual engloba profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar tratamentos diferenciados e humanizados ao idoso, sendo possível que sejam completos e satisfatórios. 

As equipes multidisciplinares englobam, além de médicos, os profissionais da enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, educador físico, assistente social, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais de artes, música, e tantas outras abordagens, somando suas teorias e direcionando em práticas que chegam a conclusões efetivas e eficazes, atendendo o idoso de forma ampla, independente do grau de complexidade. 

 

Para que a equipe multidisciplinar trabalhe de forma alinhada é necessário que tenham sintonia nos objetivos do plano terapêutico do idoso, sendo este, sempre individualizado, através de reuniões constantes, para apresentar condutas trabalhadas, verificando a sua evolução, os pontos para melhorias e o que estão gerando resultados satisfatórios; levando aos familiares o feedback de cada caso, gerando assim entendimento, confiabilidade e segurança do trabalho aplicado aos residentes.

 

A satisfação laboral da equipe gera alegria, motivação e o senso de responsabilidade que estão trilhando o caminho certo, trazendo um clima positivo a todos os profissionais envolvidos, aos residentes e seus familiares. Uma visão de atendimento mais individualizado e de profissionais mais humanizados.

 

Informações: Ana Andréia dos Anjos

Gerente Administrativa