Estrutura Bella Vita

Equilíbrio nutricional no idoso

Nas ultimas cincos décadas, a população brasileira vem passando por extremas mudanças nas taxas de mortalidade e natalidade, caracterizadas pelo um aumento na expectativa de vida, que acarreta no aumento da população idosa. Essa apresenta necessidades de cuidados individualizados, pois são diversas modificações que ocorrem no organismo que envelhece. Tais como modificações fisiológicas, como alterações no paladar, olfato, digestivas (menor motilidade do tubo digestório e menor secreção gástrica), polimedicação e toda consequência da cascata medicamentosa, além das modificações na composição corporal com redução da massa magra e aumento do tecido adiposo.

 Para auxiliar num envelhecimento nutricionalmente equilibrado é necessário fornecer quantidades adequadas de calorias, proteínas, micronutrientes e líquidos, a fim de atender aos requisitos nutricionais e, assim, manter ou melhorar o estado nutricional durante o processo.

As proteínas são macronutrientes que tem função construtora, responsáveis pela manutenção e recuperação muscular e formação de novas células. Segundo Braspen, 2019 a necessidade diária é de 1,0 a 1,5 g de proteína por kg de peso corporal para a população idosa, porém necessita ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, prática de atividade física, presença e tipo de patologia, e também conforme o grau de catabolismo relacionado à doença. Exemplos de alguns alimentos fontes de proteína: origem animal: carnes bovina, suína, peixes, frango e demais aves; Leite e derivados: queijos, iogurte; e ovos. Origem vegetal: leguminosas feijões, lentilha, ervilha, soja e grão de bico.

Os carboidratos são macronutrientes com função de fornecimento de energia.  Sua recomendação do valor energético total diário fica entre 45% a 65% segundo DRIs, onde são classificados em carboidratos integrais como: farinha de trigo integral, verduras, legumes, frutas in natura e carboidratos refinados, como: farinhas refinadas (branca), geléias, açúcar, doces, sucos de frutas, bebidas adoçadas e alimentos processados como biscoitos recheados.

Os lipídeos, conhecidos popularmente como gorduras são macronutrientes que tem a função de fornecimento de energia, sendo também fundamentais para o transporte de algumas vitaminas (A, D, E e K). O valor energético total diário fica entre 20% a 35% segundo DRIs. São subdivididos em gordura saturada, como: carnes, queijos, creme de leite, manteiga; gorduras mono insaturadas, como: castanhas, amendoim, azeite de oliva, óleo de canola; gorduras poli insaturadas, como: sementes de girassol e linhaça, salmão, sardinha.

As fibras têm a função de diminuir a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares e a recomendação diária fica entre 20g a 35g segundo DRIs.

 

Referencias Bibliográficas:

 

Diretriz Braspen de Terapia Nutricional no Envelhecimento, 2019 e American Dietetic Association (DRIs).  

 

 

           Girlânia Rita Smaniotto

           Nutricionista Bella Vita

           CRN 10 8415