Estrutura Bella Vita

Envelhecimento Populacional

 

    De acordo com a OMS, o Brasil será o sexto em números de idosos até 2025 e ainda não somos capazes de entender toda a composição envolvendo as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde pública no nosso contexto social, ainda mais que a expectativa de vida está aumentando gradativamente no mundo todo e infelizmente não vem acompanhada de um envelhecimento saudável e melhora na qualidade de vida, nesse contexto o idoso deve ser pensado e tratado por equipes transdisciplinares e multidisciplinares, cabendo aos profissionais da saúde uma maior abordagem desse tema que é amplo e preocupante.
    São consideradas pessoas “mais velhas”, como acima de 60, no entanto sabemos que não é corrigido a pessoa por um tempo cronológico definido, sendo que em contextos diferentes, deve-se levar em conta como mudanças e variações que acompanham o envelhecimento, como o estado de saúde, nível de independência e participação de pessoas com a mesma idade, e por isso programas e políticas públicas para essas pessoas devem contemplar todas essas variações para não ser discriminatória e contraproducente. Para um envelhecimento saudável, os governos, instituições internacionais e a sociedade civil devem investir em um “envelhecimento ativo” que melhore a saúde, participação social e segurança dos cidadãos mais velhos.
    O envelhecimento ativo consiste na participação ativa na sociedade de acordo com suas necessidades, desejos e recursos, consequentemente permitindo que percebam suas potencialidades para o bem estar físico, social e mental ao decorrer da vida, não levando em conta somente a capacidade física de estar ativo com a força do trabalho, mas também no contexto cultural, social, econômica, espiritual, civil, e assim contribuindo com seus familiares, comunidades e país, mesmo os que report de algum tipo de incapacidade e que afetados. Com o envelhecimento surgem como doenças não-transmissíveis (DNT's), que são as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade no mundo, por toda essa complexidade há a necessidade de uma equipe multidisciplinar ao se tratar de idosos.
    O aumento da expectativa de vida é uma realidade no mundo, principalmente nos países desenvolvidos. Envelhecer com uma boa qualidade de vida é essencial e necessário pois o adulto de hoje é o idoso de amanhã, contudo, devemos pensar e melhorar sempre os programas e diretrizes para as pessoas idosas para se ter uma sociedade mais justa, humana e sustentável.

 

 

OMS (200). Cuidados inovadores para doenças crônicas. Relatório da Reunião, 30-3 Maio 200, OMS / MNC / CCH / 0.0. Genebra: Organização Mundial da Saúde
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/envelhecimento_ativo.pdf

 

Nilton Felipe Cruz

Fisioterapeuta 

09/11/2021