Estrutura Bella Vita

Diferença Entre Doença Mental e deficiência Intelectual

É comum as pessoas confundirem as duas já que os termos são parecidos e as situações também sendo que causam repercussões tanto na vida pessoal quanto na social, no entanto as duas são bem diferentes onde uma se caracteriza por um estado mental que pode ser duradouro ou momentâneo e o outro como o próprio nome diz um déficit de intelecto.

De acordo com o DSM IV (Manual de diagnóstico e estatísticas de Distúrbios Mentais, edição 1994)  a Deficiência intelectual que antigamente era chamada de deficiência mental  se caracteriza por um funcionamento intelectual  significativamente inferior à média acompanhado de outras limitações em pelo menos duas destas habilidades com início antes dos 18 anos de idade: Autocuidados, Comunicação, Trabalho, Lazer, Saúde e segurança, Habilidades Sociais e interpessoais, Vida doméstica, Autossuficiência, Uso de recursos comunitários e Habilidades acadêmicas. Sendo assim essas pessoas não apenas tem um QI baixo, mas também enfrentam dificuldades para realizar as coisas do dia-dia.

Em contrapartida a doença mental divide-se em dois grupos as psicoses e neuroses que envolvem uma série de fatores interferindo na vida social, além de alterações de humor, concentração e bom senso ocasionando uma confusão no que consiste da realidade ao seu redor dessas pessoas. As Psicoses são fenômenos psíquicos anormais tal como: perseguição, delírios e confusão mental, já as Neuroses são alterações encontradas em todos nós como medo, pavor, ansiedade e outros, mas de forma exagerada. As formas mais comuns de doenças mentais são a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, TOC, dentre outras.

São necessários profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, educadores especiais, e terapeutas ocupacionais para o tratamento com a pessoas com deficiência intelectual, utilizando de medicamentos quando há alguma comorbidade envolvida. Com a pessoa que apresenta doença mental o principal responsável pelo tratamento é o psiquiatra que controla os medicamentos e sintomas demonstrados pelo paciente. Contudo devemos saber que existem pessoas que tem ao mesmo tempo a deficiência intelectual e doença mental, portanto o tratamento deve ser diferenciado para o bem-estar pessoal e a relação com a sociedade.

 

 

Fonte: https://ricardoshimosakai.com.br/deficiencia-intelectual-e-doenca-mental/#:~:text=Em%20resumo%2C%20a%20principal%20diferen%C3%A7a,ficam%20comprometidas%20pelos%20fen%C3%B4menos%20ps%C3%ADquicos.

19, Jul, 2022.

 

 

 

 

 Nilton Felipe Cruz

Fisioterapeuta