Estrutura Bella Vita

Dança Senior: Arte, Educação e Afetividade

      A Dança Sênior,é  uma opção de atividade sócio-físico-mental e emocional, feita em grupo de baixo impacto, curta duração e que não requer esforços intensos.

    A dança sênior é uma atividade alegre e que motiva seus praticantes, voltada especialmente para os idosos, alia ritmos folclóricos do mundo todo. É uma atividade que pode ser realizada tanto em pé quanto sentada, sem contraindicação em relação aos praticantes. Além disso, tem capacidade de socializar, emocionar e cativar aqueles que a praticam, de maneira a proporcioná-los diversas melhorias na qualidade de vida. De forma geral, a dança contribui para um envelhecimento mais ativo e saudável. Pelo fato de estar associada ao prazer, quem a pratica tem maior interação com os outros praticantes, visto que o ambiente torna-se mais dinâmico e divertido.

      As danças adaptadas podem ser uma opção de atividade física na terceira idade, sendo desenvolvida em grupo, pois facilita o movimento, a integração, o fortalecimento de amizades, a superação de limites físicos e a dedicação de tempo para si mesmo, consequentemente reduzindo as angústias, os medos e as inseguranças. Além disso, esta prática também proporciona a manutenção do equilíbrio, diminuindo riscos de quedas, melhorando o condicionamento físico e possibilitando uma maior socialização.

      A Dança Sênior teve início em 1974, na Alemanha.  Revive cantigas e cirandas da infância. Enquanto dançam, os participantes, envolvidos pela música, ativam a memória, revivem emoçoes, relembram as coreografias, executam exercícios de lateralidade, movimentos delicados e habilidades motoras.

     Esta arte, com constante treino de tais coreografias, visa conservar a capacidade intelectual, social e afetiva desenvolve o equilíbrio gera um estado de presença e descontração, auxilia na manutenção da qualidade de vida da pessoa idosa.

   Tem a Afetividade como eixo central para consolidar os vículos de construção, confiança, entrega, aprendizado e trocas culturais.   

 

 

Vinícius Coelho

Pedagôgo, Arte Educador e Professor de Dança Sênior

 

Bella Vita Residencial Geriátrico