Estrutura Bella Vita

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Um lindo sorriso sempre encanta a todos.  E do nascer ao envelhecer nosso corpo passa por várias transformações. O tempo passa, mas não se pode deixar de lado os cuidados com a saúde bucal. Em todas as idades , é possível manter um sorriso saudável ao se praticar uma boa higiene bucal. 

 

Ao chegar a terceira idade, os cuidados com a saúde bucal torna-se tão importante quanto em qualquer fase da vida. Fique atento as dicas para um sorriso lindo e sua saúde bucal perfeita:

 

- Dormir com as próteses dentárias dobra o risco do idoso desenvolver pneumonia por aspiração. Por isso, insista em removê-las e deixe descontaminando com uma gaze embebida em um enxaguante anti-séptico.

 

- Aos acamados, utilize uma escova dental infantil embebida em um anti-séptico sem álcool. Com uma gaze seca remova o excesso se saliva para o paciente não aspirar. Fique atento:  Não utilize pasta dental, pois ela deixa resíduos difíceis de serem removidos em idosos incapazes de bochechar e cuspir. 

 

- A língua deve estar sempre limpa.  Ela possui uma superfície irregular onde muitos alimentos e microorganismos ficam depositados. É preciso limpá-la duas ou três vezes ao dia para evitar pneumonia por aspiração, mau-hálito e candidíase. Fique atento ao procedimento correto para higienizar a língua: Umedeça um limpador de língua ou gaze ou escova dental em um anti-séptico sem álcool e faça um movimento de trás para frente.

 

- Aos idosos que demandam hidratação com sonda, a língua, os lábios e as mucosas da boca freqüentemente são  sensíveis e ressecadas. É importante manter a hidratação para evitar rachaduras que são potenciais focos de infecção.  Uma dica:  Pode-se passar o óleo mineral com o dedo (utilizando luva) nos lábios, língua, palato (“céu da boca”) duas ou três vezes ao dia.

 

- O idoso que não se alimenta via oral também deve ter sua boca higienizada, pois existem milhões de bactérias na boca que se depositam sobre a língua, mucosas e dentes formando uma massa denominada biofilme. Quando esse biofilme se desprende dos tecidos, pode ser aspirado ou deglutido. Ao ser aspirado, vai para os pulmões provocando pneumonia. Quando engolido, o biofilme vai para o intestino provocando disenteria ou constipação.

 

A higiene oral do idoso com sonda deve ser feita duas a três vezes ao dia utilizando uma escova dental ou gaze embebidas em anti-séptico sem álcool. Com uma gaze seca remove-se o excesso de saliva para que ele não aspire.

 

-  Quando o idoso possui alguns dentes naturais e usa próteses removíveis para repor os dentes faltantes, é importante verificar se ele está removendo as próteses para escovar. Com o passar da idade muitos idosos perdem a sensibilidade nos dedos e já não conseguem mais remover as próteses sozinhos. Quando conseguem, muitas vezes as deixam cair no chão. Ou têm dificuldade de encaixá-las novamente e evitam removê-las.  É de extrema importância que as próteses parciais sejam removidas à noite para que a mucosa respire e a saliva entre em contato, evitando  candidíase.

 

 

Informações: Dra.  Inessa Solek Teixeira

                    Dentista Hospitalar - CRO /SC 5499