Estrutura Bella Vita

ADAPTAÇÃO AO RESIDENCIAL GERIÁTRICO: DO PRECONCEITO AO MELHOR CONCEITO.

 

      Se perguntarmos ao idoso onde ele quer dar continuidade da sua vida, grande maioria, de forma imediata, já darão uma resposta precisa de querer ficar em casa, muitas vezes dizem que estão em ótimas condições de ficarem sozinhos, afinal possuem a ideia fixa que a casa é seu único lar, onde batalharam essa conquista, e ali irão passar seus últimos dias. Infelizmente, nem sempre essa é a opção mais segura dentro da realidade apresentada, onde o idoso precisa de cuidados e serem acompanhados em suas rotinas diárias.

   O cotidiano do familiar que possui um idoso sob sua responsabilidade é de caráter extremamente importante, pois precisam adaptar sua rotina diária, ou até mesmo modificar radicalmente, modelando toda uma estrutura em prol dos cuidados necessários exigidos nesse momento que, com o passar do tempo, vai se tornando delicado.

      Na maioria das vezes a realidade do familiar responsável é bastante complexa. Tem casos que o familiar está caminhando, ou já encontra-se, na terceira idade, onde sua estrutura física está  desgastada, além, de existirem situações na qual também realizam tratamentos, em meio de consultas e exames, precisando na maioria das vezes, de colaboração de terceiros para conseguir concluir os cuidados; ou são pessoas mais novas que por algum motivo especial assumiram essa responsabilidade, mas possuem uma rotina voltada paralelamente para profissão, filhos, entre variados compromissos que acabam precisando moldar toda a estrutura de cuidados para conseguir concluir suas tarefas. Além disso, em ambos os casos, chega o momento do abalo emocional, dentro de uma situação delicada que necessita de muita dedicação para conseguir repassar uma qualidade de vida na qual aquele idoso necessita.

    No meio dessa turbulência chega o momento na qual o familiar precisa refletir que a escolha a seguir é ter ajuda desses cuidados com uma equipe profissional, onde já possuem a experiência para com o idoso; precisa aceitar a realidade da vivência atual, onde está no papel de cuidador, se perdendo de vista o papel mais importante: o de Filho(a), Neto(a), Genro, Noras, e tantos outros familiares que acabam assumindo de todo o coração essa dedicação.

     Chega o momento da reflexão, se condenando por pensar que está abandonando ou até mesmo desistindo dos cuidados; dos preconceitos diversos ainda existente perante as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s), pois muitos familiares ainda se remetem a lembranças e informações passadas se referindo aos antigos Asilos.

     Os tempos mudaram e a escolha em levar o idoso para ser um Residente em uma ILPI hoje é sinônimo de buscar cuidados especializados, de socialização, de qualidade de vida, de fazer o responsável voltar ao seu papel principal de verdadeiro familiar.

      O processo de admissão do Idoso e, sequentemente, o processo de adaptação – do idoso e familiares - devem ser realizados com toda cautela, atenção, acolhimento e responsabilidade dos profissionais envolvidos na equipe da ILPI escolhida.

    A busca por uma Instituição adequada aos padrões e perfil do idoso é necessária ser realizada, pois além da questão da regularização legal, que é importantíssima; precisa saber da qualidade dos serviços prestados e da equipe treinada e capacitada constantemente para oferecer de forma adequada todo o processo de acolhimento ao novo Residente, pois precisam sentir no ambiente a extensão  e energia do seu Lar.

    Para adaptação é necessário a participação paralela dos familiares, com palavras positivas, motivadoras, demonstrando ao idoso que a escolha realizada foi feita com muito cuidado e carinho, onde todos os envolvidos estão iniciando um processo de confiança, fortalecendo o elo e dando a oportunidade para a equipe de profissionais envolvida possam realizar seu trabalho com excelência, proporcionando sempre o melhor no dia a dia do Residente.

    Permita-se a passar por esse processo e deixar o preconceito se transformar nos melhores conceitos; dar a oportunidade de conhecer a realidade desse mundo encantador, fazendo a vida de todos os envolvidos ser mais leve e com qualidade.

 

Ana Andrea dos Anjos 

Administradora 

Gerente Adminstrativo/Comercial