Estrutura Bella Vita

A importância do Fonoaudiólogo na equipe de atendimento ao idoso

 

      O fonoaudiólogo pode atuar como promotor de saúde e bem viver nos espaços de saúde e convivência dos idosos. Entre as várias possibilidades de atuação nas ILPIS (Instituição de longa permanência para idosos), popularmente chamados de residencial geriátrico, o fonoaudiólogo pode atuar junto à equipe multiprofissional, como aquele que aborda a disfagia (dificuldade de deglutição). Podemos atuar na construção da compreensão coletiva de quais são os riscos para disfagia, bem como realizando triagens, avaliações, encaminhamentos necessários para exames complementares ou mesmo para outros profissionais de saúde.

 

      Na prática, o olhar atento daqueles que ofertam cuidados aos idosos percebem os primeiros sinais de que algo não vai bem através de tosses, engasgos, recusa alimentar, dor ao engolir, perda de peso, desidratação ou mesmo recorrência de quadros pulmonares. A sialorréia, excesso de saliva, popularmente chamada de "baba", também é um sinal de que há alguma dificuldade com a deglutição. Quando esses sinais são percebidos, o fonoaudiólogo entra em cena através da solicitação do serviço de enfermagem.

 

      É realizada então uma avaliação que compreende uma anamnese, com levantamento da história do idoso e suas principais dificuldades. Além disso, realiza-se através de protocolo específico a avaliação estrutural e funcional dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, bochechas, palato e reflexos orais). É importante ainda observar o idoso durante a refeição, desta maneira é possível perceber quais fatores influenciam no processo.

 

      Ao final da avaliação, entende-se se há ou não uma disfagia e quais são as medidas necessárias para minimizar o risco de desnutrição, desidratação, sarcopenia, pneumonia e até óbito. Nesse momento o fonoaudiólogo sugere a via de alimentação segura, se é por via oral ou se o idoso precisa ser encaminhado pelo médico para o uso de sondas de alimentação. Informa ainda se há possibilidade do idoso se beneficiar de estimulação fonoaudiológica, a fonoterapia.

 

       É indicada a necessidade ou não de modificações na dieta do isoso, tornando-a mais segura e prazerosa. Podendo ainda indicar a necessidade do uso de espessantes.

 

São possibilidades de consistência a serem observadas:

 

0 - Líquido ralo

1 - Muito levementes espessado

2 - Levemente espessado

3 - Moderadamente espessado

4 - Extremamente espessado

5 - Moído e úmido

6 - Macio e picado

7 - Normal

 

      Não há uma fórmula, para cada necessidade há uma indicação específica. Tudo sempre discutido com a equipe de enfermagem e nutrição. Orientamos ainda sobre utensílios indicados (copos, talheres, canudos e etc…) e sobre o manejo do ambiente, posturas e manobras adequadas.

      Ao final, além do aporte de nutrientes, a alimentação pode ser considerada possibilidade de prazer, um momento social e a possibilidade de através dos sabores, cheiros e gostos, evocar a história de cada um.

 

 

Daniela Zanini

CRF/SC 8031

Fonoaudióloga

Especialista em Gerontologia (UNISUL)

Doula da Morte