Estrutura Bella Vita

A importância das Atividades recreativas para Idosos

As Atividades de Recreação adaptadas são de suma importância para manter o corpo e a mente saudável na terceira idade, proporcionando a melhoria nas capacidades motoras e cognitivas auxiliando as capacidades funcionais e consequentemente favorecendo a autonomia. Suas manifestações lúdicas apresentam um desenvolvimento pessoal relacionado a satisfação interior promovendo a saúde e o bem estar.

As atividades recreativas ajudam os idosos a estimular suas habilidades que, devido a suas disfunções em determinado grau de desuso ao passar do tempo se tornam limitadas e com isso a abordagem direta de orientação e incentivo são armas de grande importância na identificação de medidas que ajudam a superar as dificuldades e deficiências inerentes ao envelhecimento. Dessa maneira a prescrição das práticas requer uma programação na qual necessita-se um olhar detalhado para as individualidades, buscando dinâmicas homogêneas, sem desprezar o elemento coletivo, tendo em vista que cada idoso irá apresentar níveis fisiológicos divergentes. Tais atividades trazem harmonia entre o fazer com liberdade e a realização de tarefas estimulando os sentidos, proporcionando equilíbrio emocional e gerando prazer desenvolvendo fatores de relacionamento grupal e a espontaneidade.

As limitações dessa faixa etária apontam a valia de ações recreativas adaptadas de acordo com necessidades e interesses, cooperando na coletividade, satisfação e criatividade. As realizações dessas ocupações trazem melhorias no cotidiano dos idosos, uma vez que as aplicações contribuem para o crescimento da interação social, movimentação física, trocas de experiências, descontração e percepções promovendo assim benefícios indiscutíveis na qualidade de vida.

Os idosos que participam de atividades recreativas resgatam e ressignificam sua autenticidade por meio da liberdade de expressão, da interação e do contato com a sua essência. Os aspectos de interação e construção da identidade possibilitam a eles vivenciar momentos alegres e afetuosos, descobrindo novas formas de lidar com suas dificuldades e buscar o equilíbrio.

 

 

Iris Rosa Nunes Silva

Professora 

Bella Vita

30/11/2021