Estrutura Bella Vita

A Espiritualidade vai além da Religiosidade para nossos longevos.

No Estatuto do Idoso, capitulo 10, parágrafo primeiro cita no item três o direito à liberdade de crença e culto religioso. Aproximar-se da Fé, tendo liberdade de cultuar da forma que achar melhor é um direito de todo o cidadão.

Incluir a prática de atividades religiosas para trazer um contato com a espiritualidade é magnifica quando falamos de qualidade de vida de qualquer pessoa.

 A espiritualidade vai além da religiosidade; ela traz uma conexão do ser humano com o divino, buscando compreender as coisas que não podem ser explicadas; trazer um significado perante os mistérios da vida. Geralmente é algo que traz a sensação de paz, tranquilidade, otimismo, alegria, conforto, acolhimento para cada momento da vida. Faz também com que as pessoas consigam olhar o próximo sem julgamentos, por acreditar que essa conexão é baseada no amor e misericórdia.

Grande parte dos longevos consideram-se pessoas espiritualizadas; crendo em uma força superior que transmite e te transporta para momentos de paz e que faz o bem; esses idosos carregam consigo, culturalmente, a expressão livre da sua Fé.

Momentos de conectividade com uma força energética maior que você pode ser buscado através da arte, da música, da roda de conversa, contato com a natureza.

A crença de cultuar o sagrado pode ser considerada de forma mais generalizada fazendo com que essa ligação seja através de forma emocional, expressada por seus sentimentos, pensamentos;  ligando a alma ao ser supremo.

A busca por ser uma pessoa espiritualizada é do livre arbítrio de cada um. Não existe um manual para essa prática e, sim, apenas deixar fluir e se permitir para cada momento e oportunidade que a vida proporcionará para realização dessa conexão.

Coisas simples como: eliminar pensamentos negativos e firmar em pensamentos positivos que te tragam leveza, harmonia e tranquilidade; o contato com a natureza acaba eliminado o estresse, depressão e ansiedade; estar por inteiro em cada momento da sua vida, pois assim buscará seu autoconhecimento e saberá lidar com as emoções; praticar a gratidão; dedicar alguns minutos fazendo a diferença na vida de outra pessoa, te remeterá a pensar qual seu propósito de vida e, também, a se valorizar.

A pratica da espiritualidade, sendo ela ligada a uma respectiva religião, ou não, é algo que te remete ao equilíbrio do corpo, da mente e da alma; torna a pessoa mais leve; plena e aberta a dar e receber.

Portanto: Permita-se vivenciar essa experiência!

 

Ana Andrea dos Anjos

Gerente Administrativa 

09/09/2022