Estrutura Bella Vita

26 de Abril - Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Hipertensão, é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte e fica acima dos limites considerados normais para a idade. Sendo considerados ótimos os valores de 120 por 80 mmhg ou “12 por 8” cm de hg. Mas, quando esta pressão está persistentemente maior que 140 por 90 mmhg ou “14 por 9” cm hg ela é considerada alta e o médico deve ser procurado.

 

A maior parte das vezes a hipertensão não tem uma única causa e também não dá sintomas, por isso, é considerada um inimigo invisível. No entanto, sabemos que a doença é de natureza hereditária (atinge vários membros da mesma família), aumenta sua frequência com a idade, sedentarismo, ganho de peso e excesso de sal na comida.

 

Ocorre com mais frequência em pessoas idosas, aproximadamente dois terços das pessoas com 65 anos ou mais em comparação com apenas um quarto das pessoas com idades entre 20 e 74 anos.

 

Modificando os hábitos de vida, tais como fazer uma dieta saudável, retirar o excesso de sal da comida, fazer atividade física adequada, corrigir a obesidade, controlar o estresse, parar de fumar e consumir álcool apenas em pequenas quantidades, ajudam muito no controle da pressão alta.

 

Pelo conhecimento dos riscos que a hipertensão arterial não controlada pode causar ao idoso, como acidente vascular cerebral, aneurisma, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e doença renal crônica, o Residencial Geriátrico Bella Vita possui os seguintes protocolos institucionais para prevenir e controlar a hipertensão:

 

- Verificação dos sinais vitais especialmente da pressão arterial 2x ao dia ou quando necessário.

- Atividades físicas frequentes com acompanhamento profissional;

- Anti-hipertensivos administrados no horário; 

- Cardápio elaborado por nutricionista;

- Controle de peso mensal e IMC; e

- Acompanhamento médico; 

 

FONTE: https://www.sbn.org.br/orientacoes-e-tratamentos/doencas-comuns/hipertensao-arterial/

 

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/hipertens%C3%A3o-arterial/hipertens%C3%A3o-arterial

 

 

Karina Hinckel Albino

Gerente de Enfermagem